sábado, 22 de janeiro de 2011

The Beatles

  Se o verdadeiro atestado de longevidade de um artista é a quantidade de nomes que ele inspira, os Beatles continuam tão vivos como se ainda estivessem produzindo suas obras geniais em plena década de 1960. Todos aqueles que vieram depois fracassaram na tentativa de imitá-los. Melhor se deu quem se aproveitou da autoria das mais de 200 canções de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr e diluiu-as na cultura pop produzida nos séculos 20 e 21 com pitadas de genialidades em acordes, arranjos e melodias. São inúmeros os livros publicados sobre a banda, filmes e documentários levados ao cinema, além de referências em músicas, poesias, literatura, artes visuais, e até em videogames como o lançamento do Rock Band Beatles, durante os últimos cinquenta anos.
  Capitaneada pela cabeça bipolar de John Lennon e Paul McCartney, o grupo imprimiu sua marca adolescente no início da década de 1960, amadureceu com o psicodélico e as drogas com obras como Rubber Soul (1965), Revolver (1966) e Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (1967) e encontrou a elegância sem perder a atitude em sua apoteose com os clássicos Abbey Road (1969) e Let it Be (1970).
  Mais do que acompanhar a evolução espantosa, tanto musicalmente como no quisito estético, jogar a luz sobre a obra dos Beatles é desnudar a relação entre John e Paul. Trazer para a superfície as brigas, os conflitos internos e as dicotomias que cada gesto e reação representava é entender um pouco da montanha-russa que o grupo vivenciou durante sua curta e explosiva carreira.

3 comentários:

  1. É... A carreira dos Beatles nem foi tão curta. John Lennon dizia que sua carreira e de seus amigos pobres do suburbio de Liverpool duraria apenas cinco anos. Uma banda dura hoje em dia 3 ou 4 anos? Bem, os Beatles duraram mais do que isto. E estou aqui pra provar que eles ainda estão presentes em cada acorde, letra, verso de qualquer música, seja de que ritmo for. Os Beatles sempre serão material de estudo, antes de qualquer coisa eles são conhecimento. As boas letras de John, o profissionalismo de Paul, o solo forte da guitarra do George e também a modesta, sutil e sensível bateria de Ringo... Bom, e também porque eles, são o grande motivo de eu existir. Amo estes caras <3 JPGR

    Gostei muito do blog. Vou seguir :D

    ResponderExcluir
  2. eu gosto do beatles porque influenciaram ahah a lady gaga

    ResponderExcluir